Regras Futebol de 7


Os jogos serão realizados em campos de Futebol Society de grama sintética.

1 – DO MATERIAL ESPORTIVO

1.1 - As equipes deverão se apresentar obrigatoriamente com uniformes

Completos (Camisa numerada, calção e meias).

I - Os atletas deverão utilizar chuteiras de travas de borracha (tipo society) ou tênis, sendo vedado o uso de chuteiras com travas de alumínio ou qualquer outra que comprometa a integridade física dos atletas. A vistoria do tipo de calçado deverá ser feita pelos capitães das equipes antes do início do jogo e aprovada pelo árbitro. Igual procedimento se dará quando houver a substituição de atletas. Não caberá qualquer tipo de protesto se o árbitro não aceitar o “veto” de uma das equipes e aprovar o tipo de calçado utilizado.

1.2 - Ao goleiro será facultativo o uso de calça, desde que esta não possua bolso, zíper, botões ou qualquer objeto contundente. Caberá ao representante conferir o uniforme da sua equipe.

2 - DAS REGRAS

2.1 – As partidas serão regidas de acordo com as Regras Oficiais da

Confederação Brasileira de Futebol 7, pelo Presente Regulamento e pelo

Regulamento Geral, sendo o tempo de jogo de 20 (vinte) minutos divididos em 02 (dois) tempos de 10 (dez) minutos cada.

2.2 – Será aplicada a seguinte pontuação:

I - Vitória – 03 pontos

II - Empate – 01 ponto

III - Derrota – 00 pontos

2.3 – Toda equipe deverá apresentar-se 15 minutos antes do horário fixado na tabela de jogos de cada partida ao Representante da Copa das Agências. Com exceção para os primeiros jogos de cada time, que deverão se apresentar 1 hora antes do horário fixado na tabela para a primeira partida.

I - Uniforme igual e numerado.

II - Relação (Pré–Súmula) de atletas, numeração e as identificações dos atletas, técnico e dirigente com, no mínimo de 05 (cinco) atletas, um dos quais obrigatoriamente será o goleiro, para que a equipe não seja desclassificada (WO).

2.4 – O aquecimento dos atletas não poderá de forma alguma contribuir para o atraso do jogo e as equipes deverão se aquecer com antecedência em área externa ao campo.

2.5 – Quando ocorrer uma vitória por WO, além de 3 (três) pontos ganhos, será aplicado o escore convencional de 1x0 a favor do vencedor.

2.7 – Aplicar-se-á também o WO (com escore convencional a 1x0) a favor do adversário, quando uma das equipes ficar impossibilitada por qualquer meio de prosseguir a disputa da partida, se ao resultado no momento da paralisação, for acrescido de gol, tanto quanto necessário, de forma que lhe seja assegurada a vitória pela diferença de um gol. Se a equipe que permanecer em campo, em condições de jogo, estiver vencendo a partida, o resultado será aquele do momento de paralisação.

2.8 – A equipe que perder por W x O, pelo não comparecimento ao local do jogo, chegando ao local do jogo depois dos 10 (dez) minutos de tolerância, será eliminada automaticamente da partida, permanecendo apenas os Cartões

Disciplinares e os gols marcados pela equipe adversária em jogos realizados para critérios de artilheiros e disciplinares.

3 – DA DISCIPLINA

3.1 – O atleta que for expulso de um jogo estará automaticamente suspenso para a partida seguinte.

3.2 – O atleta que for expulso por agressão ao adversário, juiz, diretor, colega de equipe e/ou torcedor, poderá ser eliminado do torneio e ainda estará sujeito a severas sanções disciplinares, de acordo com a avaliação e decisão da Comissão Organizadora.

3.3 – A contagem de cartões (vermelho, azul e amarelo) será feita durante a fase Classificatória e as fases quartas de final, semifinal e Final . Os cartões recebidos na fase Classificatória serão somados (acumulados). Porém ao iniciar as fases semifinal e final os cartões recebidos na fase classificatória serão “zerados” iniciando nova contagem de cartões.

3.4 – A quantificação de cartões recebidos independerá de comunicação oficial da direção do torneio, sendo de responsabilidade exclusiva das equipes disputantes da competição o seu controle.

3.5 – Ficarão instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por parte de atletas, técnicos e ou qualquer outra pessoa registrada na equipe:

Quantidade Cartões Suspensão

03 Amarelos 01 jogo

02 Azuis 01 jogo

01 Vermelho 01 jogo

§ 1º - O Atleta que receber um cartão azul ficará suspenso do restante da partida, porém após 02 minutos, outro atleta do mesmo time poderá ocupar o lugar do atleta suspenso.

§ 2° - Na reincidência as penalidades serão dobradas.

3.6 – As substituições serão ilimitadas.

3.7 – Somente poderão ficar no banco de reservas os atletas que estiverem inscritos na súmula, devidamente uniformizados, mais um dirigente e o técnico, identificados.

3.8 – Não será permitida a substituição do goleiro quando ocorrer a cobrança de penalidade máxima, salvo por contusão grave e comprovada pelo árbitro.

3.9 – Cada equipe poderá ter um técnico e um representante (capitão do time), sendo que este último será responsável pela mesma junto à Comissão Organizadora. Competirá ao técnico zelar pela disciplina de sua equipe, dando um bom exemplo de conduta, respeito às regras, aos árbitros e à Comissão

Organizadora.

3.10 – A equipe que utilizar atleta em situação irregular em qualquer partida, estará sujeita às seguintes punições:

I - Perda automática dos 3 (três) pontos da partida, em favor da equipe adversária; caso a equipe infratora tenha vencido ou empatado a partida com atleta em situação irregular, será aplicado o escore convencional de 1x0 a favor da equipe ganhadora dos pontos da partida;

II - Em caso de reincidência, eliminação da equipe do torneio.

III - Outras irregularidades que possam ocorrer em função de infração deste regulamento e do regulamento geral.

3.11 - Será considerado atleta em situação irregular:

I - Atleta que atuar quando sujeito ao cumprimento de suspensão automática por força de cartões amarelos e/ou azul e/ou vermelho.

II - Atleta que atuar quando sujeito ao cumprimento de suspensão aplicada pela Comissão Disciplinar.

III - Atleta que atuar após ter sido eliminado da competição.

IV - Atleta não inscrito.

4 – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

4.1 – Em caso de empate na classificação final da 1º fase, entre duas ou mais equipes, serão adotados os seguintes critérios eliminatórios:

I - Maior número de vitórias.

II - Maior saldo de gols.

III - Maior número de gols pró.

IV - Confronto direto (apenas em caso de empate entre duas equipes).

V - Sorteio que será realizado logo após o empate, na presença dos representantes das equipes envolvidas.

5 – DOS DETALHES DAS REGRAS DE FUTEBOL 7:

I - TIRO DE META: Deverá ser cobrado pelo goleiro com as mãos, ou por qualquer jogador da equipe favorecida pelo mesmo com o uso dos pés.

II - DEFESA DO GOLEIRO: Após fazer uma defesa firme, terá 5 (cinco) segundos para repassar a bola com as mãos para qualquer atleta de sua equipe, desde que este atleta não receba a mesma direto do seu goleiro, dentro da área adversária. Caso o goleiro faça uma defesa parcial, poderá repassar a bola com os pés para qualquer atleta de sua equipe, desde que este atleta não receba a mesma direto do seu goleiro dentro da área adversária.

O goleiro não poderá fazer nenhum lançamento de dentro de sua própria área de meta diretamente para a área de meta adversária, tanto com os pés ou com as mãos.

III - DEVOLUÇÃO PARA O GOLEIRO: Poderá devolver para o goleiro quantas vezes forem necessárias, mas o mesmo não poderá recebê-la com as mãos, a não ser que seja uma devolução involuntária ou de cabeça ou peito.

IV - LATERAL E ESCANTEIO: Deverão ser cobrados com as mãos e poderá ser cobrado para o goleiro, desde que o mesmo não o receba com as mãos e terá 5 (cinco) segundos para a cobrança do mesmo.

V - TIRO LIVRE: Qualquer falta no Futebol Sete será tiro livre direto que poderá ser cobrado em 2 (dois) lances.

VI - MÃO NA BOLA: Se o árbitro paralisar a partida para marcar uma infração de MÃO NA BOLA intencionalmente, o atleta deverá ser punido com um cartão disciplinar. Porém, se o árbitro paralisar a partida para marcar uma infração de BOLA NA MÃO, este não será advertido com cartão disciplinar e somente será marcada uma falta técnica.

VII - SUBSTITUIÇÃO DE ATLETAS: Não haverá necessidade de parar o jogo para fazer a substituição, com exceção da substituição do goleiro que deverá ser feita na linha demarcatória de substituição, porém com autorização do juiz.

Fonte:Confederação Brasileira de Futebol 7 Society